COMO CUIDAR DO SEU PISO LAMINADO
As vantagens do piso laminado são muitas, a saber: a resistência, a beleza, a praticidade e a ótima relação custo-benefício. Sem contar a versatilidade na instalação, pois, dependendo do caso, o piso pode ser instalado, inclusive, por cima de um piso já existente. O laminado de madeira, por exemplo, pode ser instalado em ambientes internos residenciais e comerciais, uma vez que o produto é resistente a riscos e à abrasão.
Com ele, certamente o charme e o conforto térmico estarão garantidos. A peça, constituída de lâminas, pode ser encontrada com ou sem texturas e opções com e sem vinco. Finalmente, a manutenção e limpeza são mamão com açúcar, mas há alguns cuidados específicos. Assim, para sanar qualquer dúvida quanto à manutenção do piso laminado, separamos dicas preciosas para você.
1. Limpe seu piso com certa regularidade
O segredo para evitar que seu piso laminado arranhe ou empene de alguma maneira é fazer limpeza regular, que pode ser feita com uma vassoura de pelo macio ou até um pano seco somente para remover a poeira do dia-a-dia. Assim você evita usar muitos produtos químicos na hora da limpeza mais pesada. Por mais que os pisos sejam resistentes, produtos de limpeza sempre desgastam mais o piso.
2. Não use vassoura de piaçava
Pode até parecer exagero, mas a piaçava da vassoura pode danificar a superfície do seu piso laminado. O ideal é utilizar vassoura de pelo macio ou um pano seco, com mencionado anteriormente.
3. Não demore para secar líquidos derramados
Procure limpar o líquido derramado imediatamente, uma vez que pode danificar a camada mais superficial do seu piso (que é feita de madeira), manchando-o para sempre. Retire o excesso de líquido com uma toalha ou um papel absorvente.
4. Utilize água morna
Vez ou outra o piso laminado precisa de uma limpeza mais significativa do que apenas uma varrida. Utilize àgua a cada 2 ou 3 meses ou quando achar que o piso está muito sujo. Se a água estiver morna, vai facilitar muito a sua vida. É claro, conforme a dica anterior, lembre-se de secar a área molhada após a limpeza.
5. Utilize vinagre
Se o seu piso ficar muito sujo e sem brilho, tente usar uma mistura de água e vinagre. Não use vinagre puro, pois é muito abrasivo. A solução deixa o chão brilhando e o cheiro do vinagre some em poucos minutos. Mas se você realmente detesta esse cheiro, tente pingar algumas gotinhas de alguma essência da sua preferência.
6. Limpe manchas que não saem com acetona ou álcool
Para as manchas difíceis, como tinta, giz de cera, esmalte ou graxa de sapato, você pode tentar tirar com álcool. Você pode até diluir o álcool em um pouco de água para que não danifique demais o piso. Outra opção pode ser a acetona ou o removedor de esmalte e um pano limpo e seco, branco de preferência. Depois limpe a área para tirar algum resíduo que possa ter ficado.
7. Limpe manchas grudentas com gelo
Assim como em tapetes ou carpetes, manchas causadas por cera ou chiclete, que são muito chatos de tirar, podem sair com o truque do gelo. Congele a mancha e raspe com delicadeza.
8. Você não precisa de enceradeira
Dependendo da enceradeira, ela pode sim estragar o piso laminado. As enceradeiras são ótimas para pisos de madeira como tacos ou tábua corrida, mas tente evitar nos laminados.
9. Evite os produtos de limpeza abrasivos
Qualquer tipo de produto de limpeza com abrasivos deve ser evitado, afinal, eles podem causar danos permanentes ao seu piso. Esponjas de aço e escovas muito duras, assim com a vassoura de piaçava, podem riscar todo o piso.
10. Use shampoo de bebê
Ao invés de produtos de limpeza ou detergentes, tente utilizar shampoo de bebê. São suaves e, portanto, você pode usar sem medo. Mistura com água até começar a formar bolhas, umedeça um pano ou mop e passe livremente pelo piso. Atenção: não encharque o pano, torça-o bem antes de começar a passar.